Fotografia e Património

 Fotografia e Património




a) Abordagens, conceitos, definições e método


  • "A Arte entre nós’’ in Revista A Vida Moderna. 7º Ano, nº 10, p.2. 1886
  • ALBUQUERQUE, Marli Brito M.  and  KLEIN, Lisabel Espellet [1987]. ‘’Pensando a fotografia como fonte histórica’’ in Cad. Saúde Pública [online]. vol.3, n.3, pp. 297-305. ISSN 0102-311X.
  • ALMEIDA, António [2006-2007].’’Contributos ao Estudo da Museologia Portuense no século XIX. O Museu do colecionador João Allen e o Museu Municipal do Porto’’ in Revista da Faculdade de Letras: Ciência e Técnicas do Património. Porto. I série, vol. V-VI, pp.33 [disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6617.pdf]
  • ALMEIDA, Cármen [2000]. José P. B. Passaporte e António Passaporte (Loty), dois fotógrafos de Évora. Org. Câmara Municipal de Évora. Évora: Câmara Municipal. [disponível em: http://www2.cm-evora.pt/arquivofotografico/Estudos/A%20FAM%C3%8DLIA%20PASSAPORTE.pdf]
  • ALMEIDA, Cármen [2003]. Objectos Melancólicos…Fotografia, Património e construção da memória: A Colecção do Grupo Pró-Évora (1890 – 1920). Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Museologia. Universidade de Évora.
  • ALMEIDA, Cérmen [2004]. ‘’Mulheres portuguesas fotógrafas: Maria Eugénia Reya de Campos – 1ª mulher fotógrafa portuguesa’’ in Boletim nº4, núcleo NEHM – CIDEHUS, Universidade de Évora, pp. 9 – 11
  • ALVES, Alice Nogueira [2009]. Ramalho Ortigão e o Culto dos Monumentos Nacionais no século XIX. Dissertação para a obtenção do grau de Doutoramento em História especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Instituto de História da Arte. [disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2401/1/ulsd058670_td_Alice_Alves.pdf]
  • AMAR, Pierre – Jean [2007]. História da Fotografia. Edições 70. P. 136. ISBN: 9789724413822
  • ARAÚJO, Nuno [2010]. ‘’A singular viagem do fotógrafo Jean Laurent a Portugal, em1869’’ in CEM, Cultura, Espaço & Memória: Revista do CITCEM, nº1, pp87 – 108 [disponível em: ler.letrs.up.pt/uploads/ficheiros/OB34.pdf]
  • BALTAZAR, Maria João [2009]. O Olhar Moderno: A fotografia enquanto objecto e Memória. Matosinhos: ESAD. ISBN: 9789729850358
  • BAPTISTA, Paulo Artur Ribeiro [1994]. A Casa Biel e as suas Edições Fotográficas no Portugal de Oitocentos. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em História da Arte. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. [disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12738.pdf]
  • BASTOS, Ana Rita [2014] ‘’A fotografia como retrato da sociedade’’ in Sociologia, Revista da Faculdade de Letra da Universidade do Porto, vol. XXVIII, pp. 127 – 143
  • BAURET, Gabriel [2011]. A Fotografia: História, estilos. Tendências e aplicações. Edições 70. ISBN: 9789724412849
  • BENJAMIN, Walter [1994].’’ A pequena história da fotografia’’ in Magia e Técnica, Arte e Política,7 ed., São Paulo: Brasilense, pp.91 – 107 [disponível em: https://seminariostecmidi.files.wordpress.com/2012/02/benjamin-walter-pequena-historia-da-fotografia.pdf]
  • BORGES, Artur Goulart de Melo [1996], "Évora e os Primórdios da Fotografia" in A Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal, II Série, nº 2, pp. 411 – 418
  • BORGES, José Pedro de Aboim [2014]. Marques Abreu: a fotografia e a edição fotográfica na defesa do património cultural. Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em História da Arte Contemporânea. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11868]
  • BRIGIDI, Fabiana Hennes [2009]. Fotografia: uma fonte de informação. Dissertação para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia. Faculdade da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. [disponível em: http://hdl.handle.net/10183/18712]
  • Catrica, Paulo [2012]. Subtopia: photography, architecture and the new towns programme. Dissertação para a obtenção do título de Doutor em Filosofia na School of Media, Arts and Design, University of Westminster [disponível em: http://westminsterresearch.wmin.ac.uk/12215/1/Paulo_CATRICA.pdf]
  • CADENAS, Carlos Teixidor [1999]. La fotografia en Camaras y Madeira. La época del daguerreotipo, el calodión y albumina 1839 – 1900. Madrid: Carlos Teixidor Cadenas. ISBN: 8460586650
  • COSTA, Helouise [2008]. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. An. mus. paul. [online], vol.16, n.2, pp. 131-173. ISSN 0101-4714.
  • Decreto-Lei n.º 55/2001, p. 847 – 848 [disponível em: https://www.bensculturais.com/areas-de-actuacao/conservacao-e-restauro/582-legislacao]
  • DELICADO, Ana [2006] "Os museus e a promoção da cultura científica em Portugal" in Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa. ISSN 0873-6529. Nº 51, p. 53-72.
  • Dias, Ana Isabel Sousa [2012]. A Fotografia no Ensino da História. Dissertação. Orientador Professor Doutor Luís Antunes Grosso Correia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. [disponível em: http://hdl.handle.net/10216/66532]
  • DIAS, Maria Inês de Campos Duque [2013]. Diagnóstico ao estado dos arquivos fotográficos em Portugal: a importância da fotografia nos centros especializados de arquivo. Dissertação para a obtenção de Grau de Doutor em Química (Química), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10247]
  • Évora desaparecida, Fotografia e Património 1839 – 1912. [2007]. ALMEIDA, Carmen (coord.). Évora: Câmara Municipal de Évora. ISBN: 9728509389
  • FEIOS, Claudia [2010].’’A fotografia de património / Fotografia como Património no século XIX: O papel de Carlos Relvas (1838 - 1894). Tese em desenvolvimento para a obtenção do grau de Mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta de Lisboa. [disponível em: http://pt.scribd.com/doc/130145077/Fotografia-de-patrimonio-de-Carlos-Relvas#scribd]
  • FILLIPE, Patrícia de; LIMA, Solange, Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de [2002]. Como Tratar coleções de fotografia. São Paulo: Arquivo Do Estado: Imprensa Oficial do Estado. ISBN: 8586726206
  • FREUND, Giséle [1995]. Fotografia e Sociedade. Mafra: Veja. ISBN: 9789726990734
  • FONSECA, Cátia [2015]. Uma família de fotógrafos: Carlos e Margarida Relvas. Lisboa: Chiado Editora. ISBN: 9789895126460
  • FRANÇA, José-Augusto [1980]. ‘’Perspectiva artística da história do século XIX português’’ in Análise Social, vol. XVI (61-62, pp. 9 – 27 [disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223994524N9lJB7nv6Hr24WW6.pdf]
  • FRANCO, Patrício dos Santos [2006]. ‘’Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções’’ in MÉTIS: história & cultura, v.5, nº 9, pp. 25 – 62. ISSN online: 2236 / 2762 [disponível em: www.us.br/etc/revistas/índex.php/metis/issue/view/62/showTOC]
  • GARRUCHO, Sandra Luisa Lourenço [2013]. Intervenção sobre uma coleção fotográfica. Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Fotografia (especialidade Conservação). Instituto Politécnico de Tomar: Escola Superior de Tecnologia de Tomar. [disponível em: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/5769]
  • GASPAR, Nuno Grilo de Brito Albuquerque [2013]. Fotografia aplicada ao património. Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Fotografia Aplicada. Instituto Politécnico de Tomar [disponível em: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/5767]
  • GUIMARÃES, Paulo Eduardo [2014]. ‘’Fotografia. Indústria, aplicações, representações e usos sociais’’ in M.F.Rollo (coord.) Dicionário da História da I República e do Republicanismo, 2º volume. Lisboa: Assembleia da República, pp. 100 – 107’’. [disponível em: http://hdl.handle.net/10174/12402]
  • GODINHO, Bárbara [2013]. Arquivo Fotográfico Silva Magalhães – um novo olhar sobre Tomar no século XIX. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Práticas Culturais para o Município. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/12015]
  • HENRIQUE, Sónia Isabel Duarte Pereira [2010]. O lugar da fotografia nos arquivos: uma proposta de reavaliação. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL. [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/5425]
  • HERNÁNDEZ RAMÍREZ, Rodrigo [2013]. Imágenes de la fotografia. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Arte Multimédia (especialização em fotografia). Universidade de Lisboa: Faculdade de Belas Artes [disponível em: http://hdl.handle.net/10451/8963]
  • JULIÃO, Letícia [2006]. ‘’Apontamentos sobre a história do Museu’’ in Caderno de Directrizes Museológicas. Brasília: Ministério da Cultura / Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, pp. 17-30 [disponível em: http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/Museus/File/caderno-diretrizes/cadernodiretrizes_segundaparte.pdf]
  • Lei de Bases do Património Cultural Português, 2001. [disponível em: http://www.icom-portugal.org/documentos_leg,129,164,lista.aspx]
  • MARGARIDO, Alfredo [2005]. ‘’Uma fotografia europeia’’ in Revista Lusófona de Ciência Política e Relações Internacionais, nº 1 / 2, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 271-272. ISSN online: 1646-3862 [disponível em: http://respublica.ulusofona.pt/arquivo/arquivo.htm]
  • MARTINS, Ana Cristina [2008], ‘’José Leite de Vasconcelos (1858-1941) no contexto da política de salvaguarda patrimonial’’ in O Arqueólogo Português, Série IV, 26, p. 183-252 [disponível em: http://www.patrimoniocultural.pt/static/data/publicacoes/o_arqueologo_portugues/serie_4/volume_26/salvaguarda_anamartins.pdf]
  • MATOS, Ana Cardoso de [2014]. ‘’Os testemunhos fotográficos da Obra Pública em Portugal: Fotógrafos e Engenheiros como ‘’actores’’, exposições e revistas como veiculo de divulgação’’ in AGUILA, Inmaculada Aguila e DOMÉNECH, Sergi (coord.) Fotografía Y Obra Pública. Generalitat Valenciana, pp. 11 – 29. ISBN: 9788448259065
  • MEDEIROS, Margarida [2000]. Fotografia e Narcisismo: o Auto-retrato Contemporâneo. Lisboa: Assírio & Alvim. ISBN: 927 – 37 – 0606 – 7
  • MIRANDO, Eduardo [2007 – 2008]. ‘’Évora 20 anos de avaliação do impacto da classificação na cidade’’ in A cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, II Série, nº7, pp. 23 – 46. ISSN: 0971-1992
  • MONTEIRO, Charles [2006]. ‘’História, fotografias e cidade: reflexões teórico-metodológicas sobre o campo da pesquisa’’ in MÉTIS: História & Cultura, v. 5, nº9, pp. 11 – 23. ISSNE online: 2236 / 2762 [disponível em: www.us.br/etc/revistas/index.php/metis/issue/view/62/showTOC]
  • MATOS, Ana Cardoso de [1991]. ‘’A indústria no distrito de Évora, 1836 – 90’’ in Análise social, vol. XXVI (112 – 113), pp. 561 – 581 [disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223039424J9nID9pf3Wh89VZ1.pdf]
  • MUCHACO, Rute [2005]. ‘’Museus Virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico’’ in Livro de Actas – 4º SOPCOM. Comissão Editorial da Universidade de Aveiro, pp. 1540 – 1547. [disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3293]
  • NEIVA-SILVA, Lucas  and  KOLLER, Sílvia Helena [2002].O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia’’ in Estud. psicol. (Natal) [online], vol.7, n.2, pp. 237-250. ISSN 1413-294X.
  • NEWHALL, Beaumont [2002]. História de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 8425218837
  • NUNES, Maria de Fátima [2005]. ‘’Arqueologia de uma prática científica em Portugal - uma história da fotografia’’ in Portugal: Revista da Faculdade de Letras de História Porto, III Série, vol. 6, pp. 169 – 183 [disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3382.pdf]
  • Nunes, Maria de Fátima Nunes [2005]. “Arqueologia de uma prática científica em Portugal - uma história da fotografia” in Revista da Faculdade de Letras HISTÓRIA Porto, III Série, vol. 6, pp. 169-183
  • Nunes, Maria Fátima, Rollo, Maria Fernanda [2014]. Internacionalização da Ciência. Internacionalismo Científico, Eds. : Ângela Salgueiro, Maria Fátima Nunes, Maria Fernanda Rollo, Quintino Lopes, [Lisboa], Casal de Cambra, Ed. Caleidoscópio, pp. 7-10.
  • Nunes, Maria Fátima, Abelha, Sandra [2014], “Congressos, Ciência e Colónias: Portugal 1920-1940” in Revista CEPHIS, (4); pp. 237-253.
  • PADILHA, Renata [2011]. Acervo fotográfico em arquivo e museu: um estudo no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora e no Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas. Monografia para a obtenção do Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas. [disponível em: https://museologiaufpel.files.wordpress.com/2012/02/monografia-renata-padilha.pdf]
  • PAULINO, Gonçalo Jorge Tomás [2013]. Descrição e Preservação em Fotografia: Um estudo e caso sobre a colecção «Familia Silveira e Loreno». Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Ciências Sociais e Huamanas – UNL [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11717]
  • PAVÃO, Luís [1997]. Conservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivro. ISBN: 9725761308
  • PERES, Isabel Marília Viana [2013]. Fotografia científica em Portugal, das origens ao século XX: investigação e ensino em química e instrumentação. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e Documentação (variante de Arquivística). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa [disponível em: http://hdl.handle.net/10451/8692]
  • PINA, Helena Figueiredo [2009]. ‘’A luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística’’ in CPIESCS. ISSN: 1646 – 1479 [disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/view/299/283]
  • POULOT, Dominique [2011]. ‘’Cultura, História, valores patrimoniais e museus’’ in Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 27, nº 46, p. 471 – 480. ISSN 0104-8775. [disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752011000200004]
  • RODRIGUES, Paulo Simões [2007]. ‘’O passado é uma cidade ideal: um olhar sobre a patrimonização de Évora’' in Revista de História da Arte – Cidades Portuguesas Património da Humanidade, nº 4. Lisboa: Edições Colibri e Instituto de História Contemporânea / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-UNL. Pp. 271 – 296 ISSN: 1646 - 1762
  • ROSA, João Carvalho Ribeiro Trinité. [2008] Porque tiramos fotografias?. Dissertação para a obtenção de grau de Mestre em Teoria da Literatura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. [disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/355/1/17769_TESE.pdf]
  • ROSAS, Lúcia [1995]. Monumentos Pátrios: A arquitectura Religiosa Medieval – património e restauro (1835 – 1928). Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. [disponível em: http://hdl.handle.net/10216/25664]
  • ROSENBLUM, Naomi [1994]. A History of Women Photographers. New York: Abbeville Group. ISBN:0-7892-0345-6
  • SAMAIN, Étienne [2001]. ‘’Quando a fotografia (já) fazia os antropólogos sonharem: O jornal La Lumière (1851-1860)’’ in Rev. Antropol. [online]. vol.44, n.2, pp. 89-126. ISSN 0034-7701.
  • SANTOS, Luís Miguel Oliveira [2009]. Os novos territórios da fotografia: os arquivos fotográficos e a fotografia digital. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Criação Artística Contemporânea. Universidade de Aveiro [disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1181]
  • SILVA, Fernando Jorge da Cunha [2011]. O olhar contemporâneo e o ressurgimento da fotografia documental. Uma abordagem da obra Benditos, de Tiago Santana. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Documentação e Informação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-UNL. [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/7162]
  • SOUGEZ, M. L. [2001]. História da Fotografia. Dinalivro, p. 314 ISBN: 9789725762189
  • SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de [2013]. A fotografia participativa como ferramenta de reflexão identitária: estudo de caso com jovens em contextos de exclusão social no Brasil e em Portugal. Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Comunicação (especialidade Comunicação e Ciências Sociais). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa [disponível em: http://hdl.handle.net/10362/10955]
  • SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos [2008]. ‘’Jóias, retratos e a iconografia das elites portuguesas d e oitecentos’’ in VAIRS, Revista do Instituto de História da Arte, nº5, IHA – FCSH /UNL, pp. 259 – 271. ISSN: 1646 – 1762.
  • SOUTO, Maria Helena Souto e MATOS, Ana Cardoso de Matos [2012], “The 19th century World Exhibitions and their Photographic Memories. Between Historicism, Exoticism and Innovation in Architecture” in Quaderns d'Història de l'Enginyeria, vol 12, pp.57-80. [disponível em: http://hdl.handle.net/10174/6377]
  • TAVARES, Emília [2007]. ‘’Fotografia e Vanguardas’’ in Seminário de Estudos de Arte: Estados da Forma I. Évora: Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, pp. 44 – 58. ISBN: 978-989-95584-3-4
  • TAVARES, Emília [2010]. ‘’O Retrato: entre poses e posses, entre a fotografia e a pintura’’ in Columbano, LEYA/MNAC-MC, Lisboa, pp.70 – 85 [disponível em: http://www.emiliatavares.com/uploads/5/7/8/9/5789024/emlia_tavares__ensaio_retrato_fotogrfico.pdf]
  • TECHY, Antonio [2006]. ‘’A importância da fotografia na medicina’’ in Rev. Bras. Reumatol. [online], vol.46, n.3, pp. 207-209. ISSN 0482-5004.
  • VICENTE, António Pedro [1984]. Carlos Relvas Fotógrafo: Contributos para a História da Fotografia em Portugal no Século XIX. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda [disponível em: https://www.academia.edu/5144996/Fotografia_de_Patrim%C3%B3nio_Fotografia_como_Patrim%C3%B3nio_o_caso_de_Carlos_Relvas_1838-1894_]


b) Património industrial
  • BECHER, Bernd; BECHER, Hilla,  Industrial Landscapes, Cambridge, Mass., MIT Press, 2002 
  •  ÉVORA AO ESPELHO, Câmara Municipal de Évora, 2007 
  • MUNDOS DA FOTOGRAFIA - Orientações para a constituição de uma Biblioteca Básica, José Afonso Furtado & Ana Barata (coord.), Colecção Teoria e Prática, Centro Português de Fotografia, 2006 
  • O LIVRO DOS LEÕES, CHAIA / Edições Eu é que sei, 2008